quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Adeus ano velho, feliz ano novo... PORRA NENHUMA!

Está incutido na sociedade esta idéia de que o ano novo significa renovação, mas, a meu ver, as pessoas nao sabem exatamente o que isto quer dizer, ou se sabem, fogem do real significado. Elas esperam que o cosmos, que Deus, que Alá, que, sei lá, qualquer outra força obscura sobrenatural, altere as propriedades da realidade e confira ao ano que está por vir algo de felicidade e melhora.

Esta falsa esperança pode ser fundamentada pela idéia do novo construída pela sociedade do capital, onde tudo que é velho, antigo, remete a coisas ruins e tudo que é novo, é bom, é melhor, de maneira geral. Bem apropriado pra uma sociedade que depende de vendas. Porém obviamente esta é apenas uma possibilidade, mas que creio que importante de ser ressaltada.

Outro possível pilar dessa visão inautêntica do ano novo, é o misticismo resultante da necessidade de fuga da condição humana das pessoas. Obviamente é bem mais fácil atribuir "ao ano" a culpa pelos seus fracassos e duas decepções, e esperar que no próximo ano, se tenha mais "sorte", do que se repensar suas escolhas e seu projeto existencial. Ou seja, muito se espera do ano novo, mas na realidade, pouco se faz para que ele seja realmente um ano de mudanças.


Obs.: Uma cor bem apropriada para o post, não?!

2 comentários:

Flávio Soares disse...

Sempre me pergunto porque na contagem ciclica do tempo todo ano é novo? "Escolhemos" muitas coisas do ano novo, no ano velho. Por que será que quando o ano nove chega ele tem a mesma cara do velho? Estranho, mas prefiro as mais velhas.

márcio disse...

Cara isso é sério.? Porra tu tá muito pós contemporãneo.