quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Então é natal...


Nietzsche já anunciou a morte de Deus de várias formas, e no natal temos uma ótima imagem disso. De quem as crianças gostam mais? Quem aparece mais em produtos natalinos? Jesus ou o Papai Noel? Quem é o mais poderoso atualmente? O Deus cristão ou o Deus capitalista?
Natal, assim como todas as datas comemorativas do ano, é apenas mais uma data comercial. A diferença é o 13º salário. Por isso existe o clima natalino, porque é uma época de gastos. A maioria das pessoas tem um troco a mais pra gastar. Então compram suas lembrancinhas, enfeitam suas árvores, compram a geladeira ou a TV nova, e alguns poucos velhos passam o defumador na casa e agradecem a Deus, talvez mais por tradição do que por acreditar mesmo que aquelas "dádivas" vieram do "além". É claro, isto quando lembram de agradecer.
Não tenho a intenção de resgatar o "verdadeiro espírito natalino", até mesmo porque sinceramente nunca acreditei nisso, mas sim de tentar mostrar quão hipócrita isso se mostra em uma sociedade tão decadente como a nossa. Falsos valores, falsos deuses, criados por falsos homens.
Um feliz natal a todos e um próspero ano novo!

4 comentários:

Vitor disse...

As pessoas só lembram de Papai Noel e acabam esquecendo o coelho da páscoa. =///

Unknown disse...

É verdade, pobres coitados.. E o pior é que quem atenta pra essa realidade é chamado de "mão-de-vaca". Papai do céu, nesse ano eu me comportei muito mal por isso me envie carvão. Vou levar pra St. Jose e fazer um churrasco violento.

Andy disse...

Eu odeio o Natal, mas até a hipocrisia que ele causa é mais mágica e diferente da hipocrisia humana nos outros dias do ano q=

Vinicius Braga disse...

A grade diferença é que fica mais visível.