domingo, 3 de maio de 2009

As últimas tendências outono-inverno na Ilha do Amor

Isso mesmo! De repente naquela velha mudança excessiva de canal bem típica de um domingo, minha atenção se detem em um desfile da loja de roupas Dona Florinda.

O que chamaria tanto a atenção num desfile de moda jovem de uma loja de shopping da nossa bela capital? Sinceramente acho que é um fato curioso por si só! Mas o que eu achei mais interessante mesmo foi que o desfile era da moda outono-inverno da loja localizada EM SÃO LUÍS. Perguntem a seus professores de geografia quando existiu INVERNO em SÃO LUÍS! Nossa cidade, por estar situada a aproximadamente dois ou três graus da linha do Equador, só possui duas fases climáticas no ano: período chuvoso e estiagem. Não temos estações do ano definidas.

É óbvio que muita gente sabe disso (espero!), mas fazem questão de ignorar a reflexão por acharem que é algo que não merece atenção. Podem argumentar dizendo que é uma questão meramente mercadológica onde o fator climático chega a ser quase ilustratvo, afinal o que está em voga são as roupas. Mas por falar nelas, se alguém assistir ao desfile perceberá a importância do que digo. Muito bonitas as roupas, mas o tipo de coisa que você só imagina alguém utilizando no São Luís Shopping, e olhe lá.

Ainda assim, sempre surge também aquele papo de "liberdade", "estilo", entre outras idéias tão manipuladas pelo poder midiático. Percebam: quando se está no ensino regular e os pais dos alunos pegam a lista de livros, tem alguma publicação voltada para a realidade do Maranhão?(além do clássico Terra das palmeiras que quase não é adotado) A questão é que já se começa o processo de aprendizagem envolvido numa alienação, e infelizmente como resultado acaba-se tendo estes absurdos como tal desfile. A coleção é toda voltada para o mercado consumidor de uma cidade fria, mas tenho certeza que verei "tanto crianças como adultos" (proposta da loja, segundo sua representante) desfilando pela noite ludovicense  com botas até o pescoço e jaquetinhas xadrezes.

Cidade fria a nossa, não?
(Obs.: Imagem retirada do seguinte endereço: http://seashowroom.blogspot.com)

8 comentários:

umjardineiro disse...

No outono é sempre igual, as folhas caem no quintal!

Na rua do porco também.

*=

Rômulo Pacheco disse...

É que a elitezinha de São Luís compra roupas aqui pra passear em Roma... Pelo menos seria essa a melhor explicação, ou uma das, né? ehehehehe

Mara disse...

É pq alem da galera se iludir achando que são luis foi fundada por franceses, eles ainda pensam que tão na frança!
Usar bota em são luis é o ó!
e tenho dito!

Lorena M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lorena M. disse...

éguas, "terra das palmeiras" foi loooonge na minha memória!

eu não acredito em manipulação pelo poder midiático, ele nada mais faz além de satisfazer a necessidade que a demanda pública pede, né não?

Mas como a culpa tem que sempre ser de alguém, pra mim, o maior vilão é esse insaciável superego que nos inferniza o ego! :)

Andy disse...

Engraçado foi no dia que eu assiti a dona de uma loja do~São Luís Shopping falando sobre as botas da moda em slz...

Luanny disse...

hauahauahuaa... só esse teu post pra me fazer rir no caos de pensamentos em que me encontro... acho até que vou comprar uma dessas botas até o pescoço e um casaco de pele para deslifar pelas noites ludovicenses e vê se isso preenche o vazio da minha existência (draaama)... hauhauahuahua \õ/ Bjooo :*

Delirium disse...

Dona florinda é a mãe do kiko.